História de Mirante da Serra: Da Borracha à Colonização do INCRA

Rectangle 196

Do Ciclo da Borracha à Colonização
O povoamento da região onde se formou o município de Mirante da Serra teve início no final do século XIX, durante o Primeiro Ciclo da Borracha. Naquela época, o transporte essencial dos habitantes era o fluvial. Embarcações subiam o Rio Machado (ou Ji-Paraná), e desciam repletas de látex, proveniente dos diversos seringais e colocações isoladas. Os seringueiros da região de Mirante da Serra transportavam o látex pelo Rio Urupá até a sua foz, no Rio Machado.
Na década de 1960, a abertura da antiga BR-29 (atual BR-364), realizada pelo presidente Juscelino Kubitschek, marcou um ponto de inflexão ao ligar Rondônia ao Centro-Oeste do País. A construção dessa rodovia deu início a um intenso movimento migratório em direção às terras rondonienses.
Em 1970, o governo federal decidiu iniciar a colonização planejada do então Território Federal de Rondônia. Por meio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), foram implantados projetos oficiais de colonização. O marco inicial foi a criação do primeiro Projeto Integrado de Colonização (PIC Ouro Preto), em 19 de junho de 1970, que deu origem a diversas cidades como Ouro Preto do Oeste, Nova União, Teixeirópolis e Vale do Paraíso, além de ter sido importante para o surgimento de Urupá e Mirante da Serra. A área de Mirante da Serra foi especificamente colonizada pelo projeto de regularização fundiária denominado Projeto Fundiário Jaru/Ouro Preto, criado pela Resolução nº 56/80, sob a jurisdição do PIC Ouro Preto.

Processo de Emancipação e Criação Legal
O processo pró-emancipação de Mirante da Serra foi iniciado durante a elaboração da segunda Constituição do Estado de Rondônia, promulgada em setembro de 1989. Na ocasião, o deputado estadual Haroldo Franklin de Carvalho Augusto dos Santos incluiu a criação de Mirante da Serra no Artigo 42 da Constituição.
Após o governador Jerônimo Garcia de Santana arguir a inconstitucionalidade do artigo no Supremo Tribunal Federal (STF), a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa suprimiu o parágrafo único do Artigo 42 em 29 de outubro de 1991.
Apesar dos contratempos, o município de Mirante da Serra foi criado em 13 de fevereiro de 1992, pela Lei nº 369, sancionada pelo Governador Oswaldo Piana. A instalação oficial do município ocorreu em 1º de janeiro de 1993, com a posse do primeiro prefeito eleito, do vice-prefeito e dos primeiros vereadores.
Administradores e Primeiros Líderes
Apesar dos contratempos, o município de Mirante da Serra foi criado em 13 de fevereiro de 1992, pela Lei nº 369, sancionada pelo Governador Oswaldo Piana. A instalação oficial do município ocorreu em 1º de janeiro de 1993, com a posse do primeiro prefeito eleito, do vice-prefeito e dos primeiros vereadores. 
Antes da emancipação, o distrito de Mirante da Serra teve diversos administradores nomeados, incluindo: João Krugel (que administrou em dois períodos), Joaquim Raimundo Silva (Joaquim Aranha), José Augusto Magron, Adnaldo Andrade, Cesário Ferreira Castias (Pastor César), Laudelino, Jair Elias de Oliveira e Silvio Moreira (Gaúcho). Dentre eles, Joaquim Raimundo Silva foi o administrador que permaneceu por mais tempo no cargo, aproximadamente cinco anos.
Na fase inicial do município, o governador Oswaldo Piana Filho nomeou Ronato Moreira como Prefeito. O primeiro prefeito eleito pela população, em 4 de outubro de 1992, foi Adnaldo de Andrade, empossado em 1º de janeiro de 1993.
O Poder Legislativo foi instalado na mesma data, 1º de janeiro de 1993, e é composto por nove vereadores desde sua primeira legislatura.
(Nota: A lista completa dos prefeitos eleitos está disponível para consulta detalhada na seção “Galeria de Prefeitos”.)

Galeria de Fotos

Pular para o conteúdo