História
O povoamento da região onde formou se o município de Mirante da Serra teve início no final do século XIX, no Primeiro Ciclo da Borracha. Na época, o único meio de transporte dos habitantes era o fluvial, embarcações transportando seringalistas, seringueiros e mercadorias subiam o rio Machado ou Ji-Paraná com destino aos diversos seringais ou a colocação de seringueiros isolados na floresta e desciam carregados com látex. Os seringueiros da região de Mirante da Serra transportavam o látex pelo rio Urupá até a foz, no rio Machado.
Na década de 1960 o presidente Juscelino Kubitschek realizou a abertura da então BR 29, atual BR 364, ligando Rondônia ao Centro Oeste do País. A abertura da rodovia gera o início de um movimento migratório com destino às terras de Rondônia.
Em 1970, o governo federal resolve iniciar a colonização das terras do Território Federal de Rondônia e passou a implantar, através do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA, projetos oficiais de colonização.
O primeiro projeto integrado de colonização (PIC Ouro Preto) foi criado em 19 de junho de 1970 e implantado na região de Ouro Preto do Oeste. A implantação do PIC Ouro Preto do Oeste deu origem as cidades de Ouro Preto do Oeste, Nova União, Teixeirópolis, Vale do Paraíso, foi importante para o surgimento das cidades de Urupá e Mirante da Serra.
A região onde formou se o município de Mirante da Serra foi colonizada por um projeto de regularização fundiária, sob a jurisdição do Projeto Integrado de Colonização Ouro Preto, com a denominação Projeto Fundiário Jaru/Ouro Preto, criado pela Resolução nº. 56/80.